top of page
Buscar
Foto do escritorKryssyno Oliveira

A estressante vida de 2023

Como último post do meu blog de 2023, resolvi trazer um assunto que tem me incomodado bastante nos últimos meses: o ESTRESSE.



A pressa do dia a dia, causada pelo imediatismo, as preocupações e dentre várias coisas da vida, me levaram a ter um olhar para esse mal que tem me acompanhado ao longo desse ano que é o estresse, porém, só de uns meses para cá é que eu tenho tentado aprender a lidar mais com ele.


Uma pessoa que vive o imediatismo é alguém que insiste em ter as coisas para já, resolver os problemas imediatamente, bem como viver com a cabeça no futuro, uma ação muito parecida com a mente de uma pessoa ansiosa.


Em 2016, de acordo com um estudo publicado na Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estresse afetava mais de 40 milhões de pessoas na União Europeia. Já no Brasil, dados Organização Mundial de Saúde (OMS), 37% da população apresenta níveis de estresse, enquanto a ansiedade atinge cerca de 63%.


O estresse no dia a dia 


Pode não ser tão surpresa descobrir que alguém como eu viva o imediatismo, e sim, sou diariamente afetado por ele na era digital e as devidas situações que me ocorrem ao longo do dia. A ansiedade já é algo com que venho lidando desde meus 17 anos, já tenho maneiras de lidar com ela, porém o estresse, o jogo é mais recente… 



Nunca fui de me abrir em relação a isso, mas tenho tentado mudar desde a minha última terapia, onde abordei o assunto comentando que o que me causa estresse hoje em dia “são pequenas coisas que me tiram do sério e fazem com que eu me irrite”. 


Acredite ou não, quanto mais simples é a situação, mas difícil é lidar. Um exemplo: ultimamente sempre quando faço alguma refeição, o almoço e o jantar, quase sempre algo sai fora do prato e isso me estressa pra cara***. Para resolver isso, passei a comer com uma colher, um garfo e uma faca, os três do lado para que nada caia. E mesmo assim cai (quase sempre um pedaço de frango).


Uma das maneiras que busco para me manter calmo é respirar fundo, deixar a situação de lado e esquecer… Mas volta e meia isso não acontece e sempre termina mal. Me abala emocionalmente e termino com uma raiva que me faz querer quebrar objetos ao meu redor.


Estresse e ansiedade


Para que fique mais claro, assim como a ansiedade, o estresse também é capaz de desencadear doenças, no meu caso, me gera dores de cabeça (enxaqueca). Assim como na população em geral, ele afeta as relações sociais e no trabalho, diminui o rendimento e entre outras coisas.


Como lidar?


No dia a dia, é difícil lidar com o estresse, não porque não existem soluções. Há várias! O complicado é conseguir separar um tempo para si próprio e pensar em como lidar (eu tiro os domingos para isso - famoso dia off).


Esse foi, talvez, o ano no qual eu mais tive estresse, com mudanças de rotina, trabalho e lazer, uma coisa levou a outra. É legal de vez em quando separar um tempo para você mesmo, pensar em como está a sua vida, rever o passado, planejar um pouco do futuro. 


Além disso, buscar ter relações sociais sólidas e transparentes, não precisa ser muita gente, mas uma rede suficiente com quem você possa conversar de vez em quando. Um trabalho que lhe dê segurança financeira, não te suga mentalmente e nem seja algo que te cause pressão, uma vez que você não é capaz de lidar. 


Por mais que não pareça, o dia tem 24 horas (eu brigo com cada segundo), ou seja, aprenda a respeitar o tempo, nem tudo precisa ser para hoje. Ainda assim, é legal que haja compromisso com os prazos, por isso o planejamento é importante. Tenha hobbies e momentos de lazer. Uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e uma rotina de sono bacana ajudam a diminuir e ter um controle da sua vida e do estresse. 


Tudo está em como você planeja a sua vida. Feliz ano novo. E que 2024 seja um ano saudável e tranquilo. Paz!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Capa Canal Make E Beleza Gradiente Preto Rosa Arte de Canal do Youtube (5).png
bottom of page